Notícias

 

Maio 2019

Mercado externo alavanca Inovafil

https://www.portugaltextil.com/mercado-externo-alavanca-inovafil/

 

Janeiro 2019

Inovafil traz inovação em fios para Famalicão

No dia 19 de janeiro de 2018, um Administrador recebeu uma visita do presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão, inseriu no programa Roteiro pela Inovação.

 

Novembro 2018

Participação da Inovafil no “Fashion Film Factory” – Temporada 3, Episódio 2

 

Outubro 2018

Têxtil português Inovafil desenvolvido fios com bovídeo dos Himalaias

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticias/textil-portuguesa-inovafil-desenvolveu-fios-com-pelo-de-bovideo-dos-himalaias-366595

 

Junho 2018

INOVAFIL MANDA TÊXTIL ÀS URTIGAS – notícia do jornal T

https://jornal-t.pt/produto/inovafil-manda-textil-as-urtigas/

 

Abril 2018

Participação da Inovafil no “Fashion Film Factory” – Temporada 2, Episódio 7

 

Março 2018

Inovafil vence iTechStyle na categoria de melhor tecido

https://www.portugaltextil.com/industria-textil-soube-reinventar-se/

 

Julho 2017

INOVAFIL está agora licenciado em Dri Release

DriRelease
dryreleasefooter

Peça uma amostra


História

Com instalações em Guimarães e Vila Nova de Famalicão (Portugal), a INOVAFIL é uma empresa têxtil vocacionada para a produção de fios altamente diferenciadores, tanto para o mercado de moda como para o mercado dos têxteis técnicos.

Criada em 2011, a empresa tem um conjunto de acionistas com fortes interesses na área têxtil, que aportam conhecimento e facilitam, com a sua experiência, a entrada no mercado em que se quer posicionar.

Transparência

O nosso modelo de gestão assenta na total integridade e honestidade face a colaboradores, clientes, fornecedores, stakeholders e comunidade em geral.

Rigor

Respeitamos as melhores práticas de gestão, tanto em termos administrativos como ao nível da segurança, sustentabilidade e produtividade.

Qualidade

Apostamos no controlo dos processos de produção através de um laboratório interno que funciona 24/24h, garantindo produtos excelentes e clientes 100% satisfeitos.

Compromisso

Desenvolvemos soluções de fiação extremamente inovadoras para corresponder, e se possível superar, as expectativas de um mercado cada vez mais exigente.

Responsabilidade Social e Ambiental

Defendemos o bem-estar e respeito mútuo entre colaboradores e entre empresa e comunidade local. Esforçamo-nos pela escolha de materiais e processos amigos do ambiente, minimizando o desperdício e adotando uma postura de responsabilização.

Produtos

A INOVAFIL produz uma vasta gama de Misturas Especiais, em cor e em cru, segundo os processos de fiação convencional Compact e Open End.
Com recurso a tecnologia de ponta, processamos fibras naturais, artificiais e sintéticas.

Numa altura em que o mercado solicita um produto final cada vez mais específico, em termos de funcionalidade, conforto, segurança ou ecologia, inovamos na construção contínua de um portefólio diversificado e muito completo.

Assim, apostamos na produção de “fios inteligentes” – fios têxteis funcionais, técnicos e de performance. E, em linha com o posicionamento responsável que assumimos na nossa atividade, concentramos esforços na produção de fios reciclados e ecológicos.

Diferenciamo-nos no mercado pela rapidez, flexibilidade e personalização da resposta, encarando cada nova encomenda como uma oportunidade de evolução.

 

Segmentos de Mercado

  • Moda (malhas e tecelagem)
  • Camisaria
  • Têxteis Lar
  • Têxteis Técnicos

Produtos

  • OE
  • Compact
  • OE Flamé
  • Siro compact
  • Mouline
  • Multicount
  • Multitwist
  • Flamés
  • Injetados
  • Etc.

Qualidade

Todos os fios têxteis utilizados no INOVAFIL são usados para um rigoroso controle de qualidade ao longo de todo o processo de produção.

Para este efeito, dispomos de um inovador laboratório interno onde profissionais experientes trabalham ininterruptamente para garantir o melhor resultado possível.

Um INOVAFIL implementou um sistema integrado de gestão que contempla o Sistema de Gestão de Qualidade.

 

POLÍTICAS

A Inovafil aposta na qualidade e na inovação do modo de responder efetivamente às necessidades e expectativas de clientes, colaboradores, mercado e acionistas.

– Produzir fios de valor adicionados selecionados por uma atitude de percepção permanente do mercado e das suas tendências internacionais.

– apresentar soluções diferenciadas e estabelecer relações de excelência com os nossos clientes, parceiros e outras partes interessadas, com confiança na qualidade, inovação e compromisso de cumprir os requisitos normativos, legais, regulamentares e internos.

– Suponha que uma gestão sustentável, definir definição de objetivos e nosso plano estratégico bem como práticas de gestão que conduzam à concretização de nossa missão e visão.

– Ser transparente pela transparência, honestidade e integridade ao lado de todas as partes.

– Integrar o respeito pelo ambiente, pelas normas ambientais e sociais.

– A melhoria contínua da eficácia do nosso sistema de gestão, qualidade e IDI, é assumida pela Administração da Inovação como um objetivo permanente.

Certificações

  • ISO 9001:2015
  • NP 4457:2007
  • Supima
  • Better Cotton Initiative
  • Oeko-Tex® Standard 100 - Confiança nos têxteis
  • Lenzing
  • GOTS
  • OCS
  • GRS

Projetos

Projetos cofinanciados pela EU

NIDYARN – Núcleo de I&D para fios funcionais de elevado desempenho

01-07-2016 a 30-06-2019

O projeto “NIDYARN – Núcleo de I&D para fios funcionais de elevado desempenho”, promovido pela empresa Inovafil Fiação, S.A. (Portugal) e co-promovido pelo Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da Universidade do Minho, é cofinanciado pelo Portugal 2020.

Este projeto de I&DT, promovido pela Inovafil Fiação, S.A. em parceria com o 2C2T e a Plataforma Internacional Fibrenamics da Universidade do Minho, tem como principal objetivo a constituição de um núcleo de investigação e desenvolvimento no âmbito dos fios de elevado desempenho funcional, para utilização em produtos têxteis técnicos.

O núcleo pretende concentrar e reforçar as competências na área dos fios nanotecnológicos de elevado desempenho funcional, através da criação de uma sólida e coerente estrutura de I&D com base nas competências de uma entidade do Sistema Científico e Tecnológico, a Universidade do Minho, através do Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil, e uma entidade do meio empresarial a operar no domínio dos fios têxteis, a INOVAFIL, de forma a fomentar o estabelecimento de uma parceria duradoura, com uma articulação adequada entre as duas entidades.

A criação do núcleo proporciona aos promotores a oportunidade de partilharem as suas competências, sendo que, no caso da INOVAFIL, inclui aptidões de produção e comercialização, e, no caso da UMINHO, aptidões relacionadas com o desenvolvimento e incorporação de conhecimento científico. Assim, as entidades envolvidas poderão fomentar o networking interno e entre si, de modo a reforçarem as suas capacidades e o caracter ID na área dos fios funcionais.

Assim sendo, este projeto conjetura a estruturação de, pelo menos, 5 projetos de ID, relativos a cada uma das temáticas abordadas, a levar a cabo pelas entidades envolvidas, considerando os desafios identificados anteriormente, num prazo máximo de 3 anos.

Mais informação.

 

barra_feder-4

-Projeto de Qualificação Nº 21601

-Projeto NIDYARN – Núcleos em Copromoção Nº 21963

 

barra_assinaturas FEEI

-Projeto de Internacionalização Nº 21708

 

COMPETE FEDER

-Technical Staple Cellulosic Yarn Project Nº 23958

Projeto de Internacionalização Nº 42074

contactos

Sede

Parque Ind. S. João de Ponte
Pav. E2 – Apartado 537
4801-909 Guimarães
Portugal

t. (+351) 253 470 400

inovafil@inovafil.pt

Fábrica

Rua Comendador Manuel Gonçalves – São Cosme
4770-578 Famalicão
Portugal

t. (+351) 252 141 710

Contacte-nos

Caso necessite de mais informações preencha o seguinte formulário e em breve entraremos em contacto.