No dia 20 de maio, ocorreu o iTechStyle Awards, evento que premia empresas e produtos inovadores no setor têxtil. Nesta edição, a INOVAFIL venceu o prêmio de Best Fabric com o fio Terramori, composto por algodão orgânico e seda portuguesa, destacando-se como parte da sua estratégia de inovação.
Rui Martins, CEO da INOVAFIL, explicou que o primeiro contato com a seda made in Portugal ocorreu através de um produtor local, revelando uma tradição desconhecida de produção de seda no norte do país. Apesar da seda nacional ser usada por outras indústrias, a INOVAFIL optou por experimentar a seda “da paz”, onde utilizam o casulo perfurado após a saída do bicho-da-seda, já borboleta. A empresa, em parceria com o CITEVE, transforma os casulos em fibra, utilizando a seda, numa percentagem baixa, pois ainda não é possível fazer percentagens muito altas de seda, em combinação com algodão orgânico.
Rui Martins acredita que, com apoio e investimento, a produção de seda em Portugal pode ser ampliada, preservando o know-how local. As primeiras amostras já despertaram o interesse de marcas, e o próximo passo será fazer a prova de conceito com marcas de topo, focadas em sustentabilidade e respeito animal.
